Produzindo apresentações de slides no Keynote para iOS

Para aqueles que necessitam produzir apresentações em slides, deixamos aqui, como dica, o Keynote, um ótimo aplicativo desenvolvido pela Apple que lhe possibilitará criar e ler tais apresentações.
Existe este aplicativo tanto para o sistema OS X, utilizado nos computadores Apple, como para iOS, Sistema Operacional dos dispositivos portáteis, iPhone, iPad e iPod.
Caro leitor, neste tutorial, vamos dar-lhe dicas de como trabalhar com o aplicativo para iOS, pois, na seção destinada aos Macs, já demos dicas do aplicativo para esta plataforma.
Obs. Este artigo está atualizado e compatível com a nova versão do aplicativo, lançada no dia 23/01/2014.

Produzindo apresentações com o Keynote

Para produzir apresentações com o Keynotes, siga os seguintes passos:

1. Abra o aplicativo em seu iOS;
Obs. o aplicativo só permite a visualização na horizontal.
2. Vá varrendo com o dedo até encontrar o botão "Criar Nova" e clique no mesmo;
3. Agora abrirá uma tela que lhe pedirá para escolher o tema desejado, existem várias opções: branco, preto, gradiente, portfólio fotográfico etc. escolha o de seu agrado e clique;
4. Você será direcionado a uma tela com várias opções, dentre as quais daremos ênfase em dois campos de edições.
Tais campos ficam na parte direita da tela, um deles se refere ao título do slide enquanto que o outro, ao corpo do texto. Edite-os de acordo com sua necessidade.
Nesta área, encontram-se ainda quatro botões importantes:
a. Formato: possibilita ao editor formatar o texto, modificando a fonte, cor do texto, alinhamento, centralização, tamanho etc.
b. Inserir: permite colocar em sua apresentação mídia, tabelas, gráficos e formas.
c. Ferramentas: permite colocar em cada slide alguma animação de entrada ou saída, compartilhar ou imprimir a apresentação, buscar, notas do apresentador, avançado e ajuda.
d. Pré-visualizar apresentação: possibilita ao editor visualizar como está ficando seu slide.
Obs. A partir desta versão do Keynote, a opção citada acima tornou-se acessível, uma vitória às pessoas com deficiência visual que necessitam desta ferramenta.
5. Trminado seu primeiro slide, para criar o próximo, vá varrendo até encontrar o botão Adicionar Slide e clique-o;
6. Abrirá uma nova janela com algumas opções de tema para o segundo slide, dentre as quais podemos citar: título e subtítulo, título e marcadores, título, marcadores e foto etc.
Dê dois toques para selecionar a de seu agrado. O novo slide será criado e agora basta editá-lo seguindo os passos que usou na criação do primeiro.
Obs. Na parte esquerda da tela, aparecerá uma lista com os números dos slides já criados em sua apresentação, para apagar um deles, basta ir ao número daquele que pretende excluir, dê dois toques com um dedo e varra da esquerda para a direita, você encontrará alguns botões, dentre eles o Apagar, basta clicar neste.
7. Para concluir a apresentação, verifique se não está em nenhum campo de edição, caso esteja, varra para a esquerda até o botão OK e clique-o, em seguida, localize e pressione o botão Apresentação, pronto, você estará na tela em que ficam todas as suas apresentações já feitas ou exportadas para o Keynote.
Agora, para dar um nome a apresentação criada, clique no botão Renomear Apresentação e digite o título do documento. Digitado o título, explore a tela com o dedo até encontrar o botão Concluído.
Obs. O botão Concluído está do lado direito da barra de espaço no teclado digital.

Como enviar sua apresentação para o formato power point

A apresentação que foi criada, estará, por padrão, no formato do Keynote, todavia, caso você não tenha um Mac para abrir este arquivo através do iCloud, necessitando utilizá-lo no Power Point em um computador com Windows, segue agora uma dica como exportar essa apresentação.

Siga os seguintes procedimentos para exportação:

1. Estando na área em que ficam suas apresentações dentro do Keynote em seu iOS, clique no botão "Compartilhar";
2. Abrirá uma tela com quatro opções: Compartilhar Via iCloud, Enviar uma Cópia, Abrir Com e Cancelar. Escolha o botão Enviar uma Cópia;
3. Você será direcionado a uma tela que lhe pedirá para selecionar uma apresentação, clique na que deseja enviar;
4. Agora se abrirá uma janela na qual haverá as opções de envio: AirDrop, Mensagem, E-mail, iTunes, WebDAV e Cancelar. Escolha a de sua preferência. Neste tutorial vamos escolher E-mail;
5. Abrirá uma nova janela na qual haverá três formatos: KeyNote, PDF e Powerpoint, novamente clique no de sua preferência;
6. Pronto, agora você será direcionado a tela de envio do E-mail, basta colocar o endereço, o assunto e escrever algo no corpo (se for de seu interece). A apresentação já estará anexada, feito isso, clique no botão enviar.

Confira outras publicações de Valdecir Kuhl

Uma opinião sobre “Produzindo apresentações de slides no Keynote para iOS”

  1. Olá!
    Li as explicações mas o meu problema acho que é anterior, é básico… Até consigo mandar apresentação do Keynote por email, desde que consiga marcá-lá.
    O problema é que clickando em editar, tento selecionar uma delas mas todas começam a tremer e não marca nenhuma. Agora nem abre mais para assistir. Todas estão mostrando uma flexa no canto direito e tremendinho…
    Não sei se tem a ver com atualização, pois antes, abria, marcava, enviava por email. Agora não faz mais nada… Desculpe, mas não entendi o que é afinal esse iOS. Algo com a atualização feita pelos ajustes que não deixa funcionar nada…?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>